A equipa liderada pelo skipper açoriano Gonçalo Vaz Botelho, em representação dos Açores e do Clube Naval de Vila Franca do Campo, conquistou a segunda posição no Campeonato de Portugal de Vela de Cruzeiro na classe ORC B realizado no passado fim de semana no campo de regatas de Oeiras / Carcavelos.
Gonçalo Botelho afirmou que foi “um campeonato de grande nível, muito disputado” onde participaram mais de 100 velejadores distribuídos pelas diversas embarcações. O Campeonato desenvolveu-se sob ventos fracos e médios, lamentando que “as condições de vento não foram as ideais para a nossa embarcação”.
A exigência desta prova obrigou a uma evolução ao nível da performance da equipa. A liderança do ranking nacional em 2016 não descansa o skipper. Gonçalo Botelho já se encontra em trabalhos de preparação para a próxima época “em que estaremos ainda mais competitivos para defender as cores do nosso Clube e da Região”, sublinha.
Gonçalo Botelho indica que o vento fraco foi um grande desafio para um melhor desempenho na prova, sendo que desde o seu início o maior desafio foi o de conseguir um melhor tempo que a equipa concorrente do Porto que veio a ganhar o Campeonato.
Questionado sobre o balanço geral das 9 provas em que participaram em 2016, Gonçalo Botelho afirma que “foi uma excelente época”, conquistando o 1º lugar em sete delas e a 2.ª posição em outras duas, sustenta.
O Campeonato Nacional é uma prova isolada e a participação está apenas permitida a embarcações que tenham pontuado no ranking português. Habitualmente é uma das últimas provas de cada calendário desportivo.