A secção de Vela do Clube Naval da Vila foi convidada a participar no 2.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros a acontecer este fim-de-semana em Santa Maria, numa parceria entre a Junta de Freguesia da Vila de Capelas e o Clube Naval de Vila Franca do Campo, contando com o apoio do Clube Naval da Horta.
O presidente da junta de freguesia da Vila das Capelas enalteceu a parceria inédita, salientando a importância da participação de dois velejadores capelenses. José Revoredo é um dos participantes das Capelas com 78 anos de idade. “É uma participação que nos orgulha, uma vez que se trata de um baleeiro que representa conhecimento histórico advindo da tradição da baleação da Vila de Capelas, já há muito extinta”, sublinha Rui Sousa. Questionado ainda sobre a parceria, o presidente da Junta de Freguesia de Capelas salienta o seguinte: “a Vila das Capelas é uma terra com grande tradição baleeira, trata-se do “reviver uma época, o voltar a ver baleeiros desta vila a navegar na ilha de Santa Maria”.
Paulo Costa, presidente da direção do Clube Naval de Vila Franca do Campo, assinalou a participação do Clube Naval da Vila e da Junta de Freguesia da Vila de Capelas como um bom “exemplo a seguir com vista não só à promoção da prática dos desportos náuticos, bem como da cultura náutica, tratando-se de dois pilares importantes do Clube, sendo para nós um orgulho embarcar num projeto com antigos baleeiros da Vila das Capelas com o objetivo de reforçar a tradição baleeira Açoriana”.
Para concretizar a deslocação e participação da equipa de marinheiros foram necessários meses de preparação, contando com o apoio do presidente da direção do Clube Naval da Horta – Sr. José Decq Mota, do Diretor Regional da Cultura – Dr. Nuno Ribeiro Lopes, do Museu do Pico – Lajes do Pico e da Atlânticoline.
A campanha do bote será constituída por José Maria Revoredo, Silvino Chaves da Câmara, João Miguel Cabral, Paulo Pacheco Costa, Paulo Frias Parece, Luis Morais Alves, Paulo Dias Correia e Pedro Medeiros Moura, velejadores de Vila de Capelas, Vila Franca do Campo, Horta e da freguesia de São Roque – Ponta Delgada, respetivamente.